quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Síndrome do Ninho vazio



Sempre ouvi esta frase e nunca me ative a pensar sobre ela. Ora lia como se fosse mais um tema ou mesmo mais um problema a que deveria pesquisar. Hoje me vejo vivendo a Síndrome do Ninho vazio. E resolvi abrir um espaço neste meu blog, tão técnico e tão, às vezes profissional para falar de mim.
Meu filho se formou em Fisioterapeuta, e estou muito feliz. Mas é uma felicidade vestida de luto e de partida. Uma felicidade sem sorrisos e sem festa, pois junto a ela veio o sentimento de que ele cresceu e vai embora. Aos olhos de meu coração, quando Gabriel escolheu ir para Minas Gerais procurar prosseguir em sua carreira, se especializando, trabalhando como fisioterapeuta, junto veio à separação, a saída do ninho. É um caminho que ele escolheu e que não estarei tão perto, ouvindo seu coração, sentindo a provocação do dialogo do dia a dia, da constante necessidade de gritar seu nome para lembrá-lo que estou aqui, dos embates para acordá-lo e fazê-lo olhar para mim e reconhecer que não posso ser esquecida. Mas chegou a hora. O fato é que preciso encarar a situação e lembrar que a partir de domingo haverá uma cama vazia esperando seu retorno, de férias, um prato a menos na mesa, uma toalha a menos e um guarda roupa sem suas roupas confusas e eu sem um motivo para implicar com ele. 
Mas estou disciplinando meu coração. Ele está saindo do ninho para uma vida nova, um recomeço em que tudo que nós ensinamos, eu o seu pai, será nitidamente valioso para a vida dele. Espero que ele reconheça isto.
                              E doloroso a dor desta síndrome, ela impede a alegria da vitória e  o viço da esperança que brota nos olhos de quem vai . Não sei como sentirei e como vestirei a saudade, mas sei que serei uma mãe diferente e ao mesmo tempo igual a todas que vivem esta experiência.

Aproveito este momento para registrar para o Gabriel, o meu orgulho, a minha esperança, a minha felicidade por fazer parte tão de perto desta sua caminhada. Mesmo longe, estarei em seu lado em pensamentos, em coração e em oração. Tenha certeza que Deus receberá todos dos dias um pedido, e este pedido serão para você, para a sua felicidade, para o seu sucesso para a sua vida. Tenha Deus sempre de seu lado, tenha sempre em suas lembranças nossos ensinamentos, meu e de seu pai, da integridade, da honestidade e da verdade. Lembre de suas irmãs Lídia e Elisa, sua família, que ao modo delas estão curtindo seu sucesso e que o como o mais velho, foi exemplo. Viva a vida com simplicidade e ao mesmo tempo torne-a a mais preciosa.
Saberemos viver a saudade, mas na certeza de que quando voltar estaremos em festa para recebê-lo, com os braços abertos de quem ama de verdade. 
Quando a Síndrome do Ninho vazio, a minha opção é entender que uma mãe águia precisa abrir espaço para que seu filho águia voe tão alto que os olhos dela não possam mais atingir. Que o seu lugar é junto aos vencedores, aos lutadores, dos amados e enfim dos abençoados por Deus. Mesmo ciente disto tudo ainda me dá o direito de chorar e curtir sentir saudades.
Saudades e seja feliz.
Amo você.
Sua mãe.
Maria Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário